Prefeitura inicia em 15 dias obras no Vila das Dores
A empresa Labore Serviços e Construções, que venceu a licitação realizada pela Prefeitura de Itabuna, inicia em até 15 dias a primeira etapa das obras de contenção de encosta, calçadas e alargamento da pista do final da Avenida Juracy Magalhães, no lado esquerdo na saída para Ilhéus, no bairro Vila das Dores. Pelo contrato assinado pelo prefeito Claudevane Leite com a empresa, as obras serão concluídas no prazo de 180 dias.
De acordo com o contrato assinado entre o representante do município de Itabuna e o Ministério da Integração Nacional, serão construídos 246 metros de contenção no morro e feito o alargamento de um trecho de mais de 200 metros na principal via de saída para Ilhéus. Vane afirma que o projeto será executado em quatro etapas, sendo que a primeira delas contará com investimento total de R$ 3.122.320,36.
O prefeito explica que as obras de reurbanização têm um cronograma diferenciado por tratar-se de uma das 47 áreas de risco de deslizamento ou alagamento, conforme relatório entregue a Secretaria Nacional de Defesa Civil. “Com essas intervenções reduziremos os riscos de ocorrer acidentes naquela área da cidade e vamos melhorar o fluxo de veículos que trafegam diariamente por aquela via pública”, afirma Vane.
A primeira parcela dos recursos, no valor de R$ 936.696,11, já está na conta do município, o que vai possibilitar que a obra tenha o ritmo acelerado. Além da construção de encostas em cortina atirantada, alagamento da via de oito para 13 metros de largura, construção de calçadas, o projeto prevê retaludamento, revegetação, geomanta e combate a erosão com drenagem de águas pluviais.
Segunda etapa - Na segunda etapa está prevista a pavimentação de restante do trecho da pista e implantação de um moderno sistema de iluminação. O acompanhamento do andamento das obras será feito pela Coordenação Municipal de Defesa Civil. “Estamos trabalhando para assegurar mais recursos para que as obras prossigam até o trecho em frente ao condomínio Jardim das Acácias, em frente ao viaduto na BR-415”, afirma o chefe da Defesa Civil, Roberto Avelino.
O coordenador da Defesa Civil observa ainda que os investimentos vão garantir um novo visual para uma das principais via de entrada de Itabuna. “É um investimento cuja preocupação maior é de garantir mais segurança para os moradores daquela área, mas que também vai assegurar o embelezamento daquele trecho da cidade”, finaliza Roberto Avelino.